Os Brincos Raínha são por excelência a joia mais feminina e encantadora da joalharia Portuguesa. Continua a ser uma das peças mais apreciadas, pela sua beleza e elegância e sendo uma joia de tradição, surprende com a sua modernidade.
Uma joia, verdadeiramente indispensável!
Brincos à Raínha Alma e Coração
A História dos Brincos Raínha
Os Brincos Rainha aparecem nos finais do século XVIII, no reinado de D. Maria I, Raínha de Portugal de 1777 a 1816 e do Brasil, embora por apenas três meses.
Estes brincos foram mais uma das suas magnificas joias, tal como o Coração de Viana, cujo encanto perdura até hoje.
Mas o seu nome Brincos Raínha, apenas surge no início do século XIX, depois de estes brincos terem sido usados elegantemente, pela Raínha D. Maria II (1819-1853) durante uma visita à cidade de Viana do Castelo, a cidade embaixatriz da Joalharia Portuguesa.
A partir de então, estes maravilhosos brincos fizeram os encantos das senhoras fidalgas da época que passaram a usar o mesmo modelo, não só pela sua beleza mas também para demonstrar o seu status e riqueza, pois na época, e por muito, muito tempo, uma joia tinha outros valores!
Para além de adereço de beleza, tinha também um valor material, sentimental e de hierarquia.
Esta joia popularizou-se e o seu nome fez juz à sua origem, ficando para sempre como os “Brincos à Raínha” ou “ À Moda da Raínha”, “Brincos De Mulher Fidalga” ou “De Mulher Rica”!
O Design e o seu Significado
O encanto destes brincos está certamente na sua fonte de inspiração na fertilidade feminina. Na sua parte inferior vê-mos um formato triangular, símbolo do feminino e na parte superior, um circulo pequeno ligado à peça estrutural, bambula delicadamente, como se se tratasse do fillho unido ao ventre da mãe.
Daí Os “Brincos Raínha” serem vistos como um símbolo da fertilidade da mulher.
“Brincos à Raínha” do Museu da Ourivesaria de Viana do Castelo
Referências:
1. Museu da Ourivesaria – Brincos Raínha
2. Filigrana da Póvoa do Lanhoso – Brincos Raínha: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filigrana
A Joia das Raínhas
Esta é também a joia preferida pela realeza, pelo seu nome, tradição e principalmente pela sua enorme beleza. Por diversas vezes é usada por raínhas da atualidade como a Raínha Letizia de Espanha e a Princesa Mary da Dinamarca, sendo que esta usou mesmo a nossa joia Alma e Coração, o que muito nos encheu de orgulho!
Princesa Mary da Dinamarca com Brincos à Raínha
Raínha Letizia de Espanha com Brincos à Raínha
Fonte: Vanitatis Magazine - https://www.vanitatis.elconfidencial.com/casas-reales/2018-04-18/letizia-reina-pendientes-filigrana-portugal-regalo-presidente_1551719/